domingo, 4 de julho de 2010

UM POUCO DE LITERATURA LGBT

Lembra que há uns posts atrás eu disse que falaria sobre a história do movimento LGBT no Brasíl? pois é, eu pesquisei e no "santo google" achei algumas informações mas a mais interessante é da wikipédia então resolvi deixar o link prá vcs, basta clicar em cima.

Diante disso, fiquei em dúvida do que postar e comecei a lembrar do início de minha militância. Foi engraçado, eu trabalhava na Biblioteca Municipal "Prof. Francisco Rodrigues dos Santos" em Avaré/SP e escolhia os livros que deveriam ser comprados. Mensalmente eu incluia, na lista de compras, um ou dois livros com a temática LGBT e indicava aos frequentadores assíduos a sua leitura. Era uma maneira individual e pessoal de fazer minha militância e, acreditem, surtiu efeito já que os leitores, depois de lerem, vinham até mim e discutíamos durante tardes maravilhosas o que eles tinham absorvido dos livros. ABAIXO POSTO CAPAS E UMA PEQUENA SINÓPSE DE CADA UM QUE LÍ NA ÉPOCA.
João Silvério Trevisan, um dos maiores ativistas LGBT do Brasil desde meados de 1960.

Devassos no Paraíso é um livro que deveria ser de cabeceira para todos os Militantes LGBT do Brasil. Conta a história da colonizaçãodo País, até os dias de hoje, pelo olhar gay. Nesse livro existe uma explicação ótima do porque dizem que "não existe pecado do lado de baixo do Equador". Vale a pena ler. Não sei se ainda existe na Biblioteca, mas na minha época (de 1990 até 1997) existia.

Maravilhoso romance LGBT, conta a história da pré-adolescência de João Silvério, e discuti muito a homossexualidade e a Igreja Católica. Triste, porém esclarecedor.

Reinaldo Arenas, Gay, Cubano e persseguido pelo ditador cubano Fidel Castro. Reinaldo termina sua vida como portador do vírus HIV repatriado nos EUA.
"Antes que Anoiteça" - ótimo livro! Autobiográfico que, paralelamente, desmistifica o ditador Fidel e a realidade dos homossexuais na Ilha. Esse livro virou filme, porém, ainda prefiro o que trás o livro, já que é minucioso e completo.
Caio Fernando Abreu - escritor, gay, portador do HIV. Com ele aconteceu algo inusitado. Eu era diretor de um grupo de teatro e descobrimos um texto desse autor, chamado "Luz e Sombras", adaptamos para o palco, precisamos, posteriormente, solicitar autorização do mesmo para podermos apresentar o trabalho no Mapa Cultural Paulista, então, enviamos uma cópia em VHS (antigo!!!) para que ele assistisse. Esse homem ficou muito bravo pois o texto era autobiográfico e colocamos uma atriz (Simone Martins) para fazer o papel principal. Mas mesmo assim ele nos deu autorização.
"Morangos Mofados" - aqui mora o texto que falei acima - "Luz e Sombras"´. É um livro de crônicas interessantes, bem escritas e partem do olhar LGBT.


ATUALMENTE!!!!!!!!!!!!!
Fabricio Viana -  Fabrício Viana nasceu em Blumenau/SC, tem 31 anos, é formado em psicologia e escreve artigos para diversos portais e veículos especializados no público LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Trangêneros), como a revista G Magazine, Sexy Boys, entre outras.


Já em sua 3ª edição, "O Armário" tá bombando nos dias de hoje como uma leitura obrigatória a todos os militantes que atuam no cenário LGBT. Para comprar é só clicar no nome do Fabrício (lá em baixo de sua foto). 

Gente, é isso, espero ter podido cooperar com vcs, para arejarem essas cabecinhas maravilhosas e se divertirem enquanto crescem!!!
Amovcs!!!!!!!!!!!!!!!!!! 

6 comentários:

  1. nossa... muito bom tudo isso!!!!! precisamos ler todos!!!!

    ResponderExcluir
  2. vc tem tods esses livros? fiquei interessado em tods eles...!!! abraços!

    ResponderExcluir
  3. ju, acho que na biblioteca tem todos, menos o Armário, mas tinha lá na minha época, pelo menos

    ResponderExcluir
  4. Faltou o meu.
    Ou acho que ainda não estava publicado.
    De qualquer forma ainda há tempo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Bacana. Obrigado por ter citado. Já vamos para a quarta edição! :-) http://www.oarmario.com :-)

    ResponderExcluir